Nos últimos anos a tecnologia de carros híbridos (aqueles que combinam motor à combustão + motor elétrico) avançou muito e hoje podemos ver o potencial incrível que essa tecnologia pode nos proporcionar. Quando comparado aos carros elétricos nota-se uma facilidade bem maior no gerenciamento da energia necessária para mover o motor elétrico, visto que em sua grande maioria o próprio motor à combustão é de certa forma utilizado para recarregar a energia necessária para o funcionamento do elétrico, reduzindo consideravelmente um dos maiores problemas (se não o maior) enfrentados quando se trata de carros 100% elétricos: Gerenciamento e Armazenamento de Energia (bateria).
Lançado oficialmente pela Tork One em 2021, o Piggyback (Chip de Potência) para a BMW 330e atua em cima do conjunto Motor à Combustão + Injeção Eletrônica (ECU) baseando-se nas informações trocadas entre determinados sensores para a ECU. Utilizando uma tecnologia totalmente Plug and Play, sem corte de fios e sem alterações no software original do veículo, o equipamento é o grande responsável por aumentar a pressão de trabalho do conjunto Turbo Compressor, fazendo também as correções necessárias para que isso aconteça com o máximo de segurança possível.
O resultado alcançado com essa combinação é simplesmente fantástico, são aproximadamente + 70CV de potência no motor e +10kgfm de torque no motor à combustão, que somados ao desempenho gerado pelo motor elétrico combinam para 320whp (potência de roda) e 49kgfm de torque!
Confira no vídeo abaixo o resultado obtido na prática, medido em um dinamômetro Servitec em parceria com a Torus Performance (Distribuidor Oficial Tork One na região de Curitiba – PR):
O resultado acima foi obtido em cima do carro com sua configuração original (Admissão de Ar e Exaustão de Ar), upgrades como Filtro de Ar Esportivo + Downpipe podem ser instalados e agregam para melhorar ainda mais o desempenho desse carro, alcançando a casa dos 330whp e quase 52kgfm de torque!
Essa configuração também já foi realizada e aferida, dessa vez na Bravus Performance (RJ), confira no Instagram oficial da Tork One: @tork_one_oficial
Assim como nas BMW 320i G20 Flex, as 330e também contam com o sistema Anti-Tuning que impede a realização do REMAP (Reprogramação) na ECU do veículo. É por isso que hoje as soluções de característica Plug and Play (como o Chip de Potência Tork One) ganham mercado e utilizam de tecnologia avançada, preservando totalmente a integridade do software original da central, sem a necessidade de realizar o REMAP, que quando feito em Centrais de Injeção com Anti-Tuning pode gerar danos irreparáveis à ECU do veículo.
BMW 330e Híbrida: Veículo com tecnologia de ponta merece equipamento com tecnologia de ponta!
E você, está esperando o que para fazer parte da Família Tork One?