TORK ONE

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Aqueles que acompanharam o Mercado Automotivo um pouco mais de perto na última década sabem que o Downsizing já deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade! É inegável que nos últimos anos os grandes responsáveis pelos principais avanços tecnológicos nos motores à combustão são: Redução de Emissões de Poluentes, Aumento de Eficiência Energética (diminuição do consumo de combustível) e o Aumento do Desempenho do Motor. O conceito do Downsizing aplicado nos motores à combustão é a junção dos 3 fatores citados acima, onde temos hoje essa prática se consolidando nas montadoras do mundo inteiro!

Nós e vocês apaixonados por preparação sentimos falta dos grandes motores 2.0T, cada vez menos presentes entre os principais sedãs e carros comercializados no país, e é por isso que estamos aqui para mostrar para vocês mais um projeto sensacional e muito possível no atual mercado de carros e preparação: Audi A3 1.4 TFSI – Stage 3 Tork One.

O projeto de Stage 3 nos motores turbo alimentados tem como principal alteração justamente a troca do Turbo Compressor, procurando aumentar a capacidade de injetar mais ar para dentro do motor. Nesse carro nós utilizamos uma Turbina Híbrida, esse nome é dado para a própria turbina original do veículo após passar por uma usinagem e retrabalho nos seus rotores internos, afim de ampliá-los.

Esse é um projeto que vem sendo aprimorado desde o final de 2020, mais uma preparação que a Tork One também vem se mostrando ser referência no Brasil e no mundo. Hoje já temos muitos carros que completam esse portfólio, como por exemplo: Jetta 250TSI, T-Cross 1.4 TSI, Polo GTS, Virtus GTS, Golf 1.4 TSI e agora a Audi A3 1.4 TFSI.

A calibração desse projeto foi feita através do REMAP (Reprogramação de ECU), processo que é feito diretamente no Módulo de Injeção do veículo via OBD, substituindo o mapa de injeção original do carro por um modificado. Além de extrair potência e torque, através do Remap é possível alterar outros parâmetros visando melhoria de desempenho, como retirada do limitador eletrônico de velocidade, tempo de injeção, pressão de trabalho da turbina e outros fatores que fazem parte do funcionamento do conjunto propulsor. É um serviço passível de perda de garantia, portanto é recomendado sempre se atentar e considerar esse ponto antes de realizar a reprogramação.

Confira a seguir a comparação do gráfico de potência e torque no nosso dinamômetro de desenvolvimento Dynomet, utilizado para fazer a calibração desse foguete:

O resultado é realmente surpreendente: 241CV e 36,4kgfm de torque! Números que se aproximam e ficam na faixa da versão mais topo de linha da A3 2.0 TFSI que a Audi fabricou de 2016-2021, carro esse que hoje a Tabela Fipe se encontra em média de R$60.000,00 a R$70.000,00 ACIMA do modelo 1.4 TFSI (comparação de carros de mesmo ano – 2021).

Falando um pouco mais sobre a Reprogramação de ECU desenvolvida nesse projeto, observe no gráfico acima que a Curva ORIGINAL de torque (cor marrom) tem seu pico em 3.300RPM e após essa rotação o torque cai progressivamente até o final da faixa de RPM. Isso se dá devido ao software original do veículo que está programado para recuar a pressão de turbo progressivamente com o motor chegando em alto RPM (estratégia muito utilizada pelas montadoras afim de priorizar uma maior durabilidade do Turbo Compressor original). No entanto, como esse veículo está equipado com uma Turbina Híbrida, utilizamos 1.5bar fixo como pressão de trabalho. O reflexo disso no gráfico é facilmente perceptível: na Curva MODIFICADA de torque (cor rosa) a partir dos 4.300RPM temos um torque fixo de aproximadamente 32kgfm, o que faz com que a Curva MODIFICADA de potência (cor vermelha) adote uma subida linear e constante até atingir o seu pico em 5600RPM, que quando comparado com a curva original do veículo observa-se uma diferença de +100CV e +12,8kgfm!

Você pode acompanhar um pouco mais do processo de calibração desse carro e também conferir a análise completa do gráfico através do nosso canal no YouTube, basta clicar no botão:

Assitir no Youtube.

 

Em sequência, separamos para vocês uma ficha técnica geral sobre o projeto e possíveis upgrades que ainda podem ser realizados para apimentar ainda mais esse monstrinho:

AUDI A3 1.4TFSI 150CV FLEX – STAGE 3 TORK ONE

Upgrades realizados:

– Remap Stage 3 Tork One
– Turbina Original Híbrida, com rotores ampliados
– Downpipe 2,5 polegadas
– Filtro Esportivo Inbox

Upgrades que ainda podem ser realizados:

– Gas Pedal Tork One: Todo projeto com uma turbina maior, por mais que pouco nesse caso, consequentemente apresenta mais Turbo Lag (tempo até a turbina pressurizar). O Gas Pedal entrega um carro muito mais aceso com respostas imediatas desde baixo RPM, reduzindo consideravelmente o Turbo Lag.
– Pops and Bangs: Os famosos PIPOCOS no escape, também obtidos através do REMAP. Proporciona um charme a mais em reduzidas, principalmente em alto RPM.
– Catback Completo redimensionado para 2,5 polegadas: Prioriza a facilidade e fluidez dos gases de escape, possivelmente trazendo um ganho extra de potência.
– Filtro Esportivo Cônico + Intake: Quando bem localizado no cofre do motor, garante uma melhor admissão de ar gelado (ou menos quente). Temperaturas mais elevadas de admissão podem ocasionar perda de desempenho no motor e até mesmo “falhas” durante a aceleração. Um Intake bem dimensionado em casos de projetos com potências bem elevadas pode garantir mais diversão e menos dor de cabeça!

Resultados finais:

– Potência Máxima: 241,1CV (217 WHP)
– Torque Máxima: 36,5KGFM
– Pressão de turbo: 1.5bar Fixo
– RPM Máximo: 6.100RPM (Limitado eletronicamente pelo câmbio)
– Combustível: Permanece Flex (em uso intenso, utilizar etanol para evitar ao máximo a pré-detonação)

 

Audi A3 com consumo de 1.4 TFSI e desempenho de 2.0 TFSI? Nós mostramos que é possível.
E você, está esperando o que para fazer parte da Família Tork One?

 

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TORK ONE

A Tork One nasceu em 2010 a partir da fusão de conceitos entre Engenheiros Sérvios e Brasileiros com objetivo em desenvolver equipamentos para performance, somando tecnologia de ponta e facilidade de instalação.