A nova geração da Audi A3 chegou ao Brasil agora sendo somente importada da Alemanha. Com isso, além de muitas mudanças estéticas e visuais, também vieram mudanças no conjunto propulsor.
Em sua versão 2.0 TFSI a Audi se rendeu à eficiência do mesmo conjunto já utilizado anteriormente na Audi A4, o 2.0 TFSI (EA888) em versão com 190CV e 32,6kgfm utilizando um motor com Ciclo B, ao invés de ciclo Otto. O Ciclo B é conhecido como uma variação do ciclo Miller, com tempos de expansão maiores e os tempos de compressão menores e, para compensar, a taxa de compressão é aumentada de 9,6:1 para 11,7:1. É o contrário do que se faz em motores turbo com Ciclo Otto, mas é necessário para melhorar o consumo e compensar a redução de potência e torque.
Tendo em vista as alterações no conjunto propulsor, recebemos também a missão de realizar a recalibração do nosso Piggyback (Chip de Potência) para o aumento de potência e torque da nova Audi A3 2.0 TFSI 2022. Com a recalibração do equipamento para a Nova injeção (ECU), que agora é mais voltada para a eficiência do que para o desempenho, buscamos ao menos equiparar os números do novo modelo com a sua versão anterior, que por sua vez era equipada com o glorioso EA888 2.0 TFSI de 220CV e 35,7kgfm de torque que também equipava outros carros da linha VAG (como o Golf GTI, Audi TT e Jetta GLI).
Confira abaixo a comparação no gráfico de potência e torque da nova Audi A3 2.0TFSI 190CV original e com o Piggyback Tork One:

Ganho Máximo: 35,4CV de potência e 5,1kgfm de torque.