O Volkswagen Polo sempre foi referência entre os hatchs compactos premium no Brasil. Enquanto o Polo GTS 1.4 TSI se posiciona como esportivo da linha, o Polo 1.0 TSI 200 conquistou o público pelo equilíbrio entre desempenho e economia. Mas será que com o Piggyback Tork One o Polo 1.0 consegue bater de frente com o GTS?
Polo GTS 1.4 TSI Original
O GTS possui o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Um conjunto esportivo, robusto e pronto para entregar diversão ao volante.
Polo 1.0 TSI 200 Original
O Polo 1.0 TSI 200 entrega de fábrica 128 cv e 20,4 kgfm.
Com o Piggyback Tork One
Com o chip de potência, o modelo alcança:
- Até +25 cv adicionais
- Até +5 kgfm de torque extras
Na prática, o Polo 200 TSI com o chip de potência chega muito próximo do desempenho do GTS, mostrando que o motor menor pode entregar esportividade sem perder sua proposta original.
Compartivo Direto
Modelo | Potência (cv) | Torque (kgfm) |
Polo 1.0 TSI 200 original | 128 cv | 20,4 kgfm |
Polo 1.0 TSI 200 + Chip Tork One | 153 cv | 25,4 kgfm |
Polo GTS 1.4 TSI original | 150 cv | 25,5 kgfm |
💡 Conclusão parcial: O Polo 1.0 TSI 200 com o Piggyback Tork One atinge praticamente o mesmo desempenho do GTS original, mas mantendo a identidade de um hatch equilibrado e versátil.
Como funciona o Piggyback Tork One 🔧
O Piggyback Tork One é um módulo externo de conexão plug and play, instalado nos sensores do motor. Ele trabalha com as informações enviadas para a injeção eletrônica, aumentando a pressão da turbina e garantindo ganhos expressivos de potência e torque.
- Exclusivo para carros turbo de fábrica
- Até seis mapas de desempenho, além do modo Stock (original)
- Seleção via smartphone (Bluetooth) ou botão físico no módulo
- Indicação de mapa por LEDs integrados
FAQ rápido
O Chip Tork One prejudica o motor?
✅ Não. O Piggyback é desenvolvido dentro de margens seguras, respeitando limites do motor e calibrado em dinamômetro.
E a garantia do carro, como fica?
✅ A concessionária pode considerar qualquer modificação como perda de garantia — até mesmo uma multimídia. Mas, como o Piggyback é 100% plug and play (não corta fios originais), basta removê-lo antes de revisões para evitar questionamentos.
O consumo de combustível aumenta?
✅ Depende do condutor. Em uso cotidiano e leve, a autonomia praticamente não muda. Já em condução agressiva, é natural que o consumo aumente, já que o motor entrega mais torque.
Qual a diferença entre Piggyback e Remap?
✅ O Piggyback é um módulo externo, reversível e voltado para carros turbo de fábrica, que otimiza a pressão da turbina em toda a faixa de rotação. O Remap, por outro lado, altera o software original da ECU, modificando parâmetros internos (ignição, injeção, pedal, etc.). Apesar de eficaz, pode implicar em perda de garantia e não é reversível de forma simples.
A instalação é reversível?
✅ Sim. O módulo pode ser removido a qualquer momento, sem deixar rastros na central eletrônica original.
👉 Entre desempenho, tecnologia e versatilidade, o Polo 1.0 TSI 200 com Piggyback Tork One prova que é possível encarar o Polo GTS de igual para igual, oferecendo uma experiência de condução esportiva com total confiabilidade.
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